Papageno

Olá!

Obrigado por aceder ao website PAPAGENO. Você é muito bemvindo !

Eu sou o fundador da plataforma PAPAGENO e gostaria de lhe apresentar um pouco dessa história.

PAPAGENO é uma plataforma totalmente dedicada à música, a qual já nasce com a experiência de 30 anos no mercado de instrumentos musicais e de 50 anos de estudo e de prática musical do seu mentor, iniciada aos 5 anos de idade.


DE ONDE VEIO O NOME "PAPAGENO" ?

Certa noite sonhei que eu estava em uma sala de concertos onde haviam muitas pessoas, todas vestidas branco e, no centro do palco, havia um piano de cauda inteira. Uma pessoa ao meu lado disse: - Agora vamos ouvir o Mozart tocar. Eu perguntei : - Mozart ? O grande e famoso compositor?!!!  
Antes que a minha pergunta fosse respondida entrou no palco o Mozart, vestido de uma túnica de tom azul celeste  ( que não tinha nada a ver com aquelas roupas da sua época ).  Sua presença era irradiante. Sua idade era de uns 25 anos. O Mozart tocou, tocou, tocou... Ninguém batia palmas e todos sorviam as maravilhosas melodias com os olhos fechados. Talvez eu era o único que estava mais inquieto, como que a me perguntar que situação inusitada era aquela. Foi absolutamente maravilhoso ouví-lo tocar.
De repente Mozart se levanta, vira-se e aponta para mim ( para o meu espanto ) , no meio da platéia, e diz : - Eis o nome que você está há tanto tempo procurando : PA-PA-PAPAGENO !!!! 
Eu havia passado dois anos pensando que nome eu iria dar à essa plataforma ( o pessoal da empresa Logica Digital - que fez todo o trabalho de construção desse website - são testemunhas disso ) e eis que, no sonho mais lúcido de minha vida, o Mozart ( ele mesmo !!!! ) me "cantou" o nome.
Sou eternamente agradecido ao meu conselheiro  empresarial Johannes Chrisostomus Wolfgang Theophilus Mozart !

AFINAL, O QUE É, OU, QUEM É PAPAGENO ?


Papageno é um personagem da ópera A FLAUTA MÁGICA, a mais famosa ópera de Mozart. 

Um pássaro simbólico que carrega uma gaiola nas costas e é capaz de falar com os seres humanos. Na peça original ele possuía penas. Durante a ópera, Papageno é submetido a grandes testes que tentam retirá-lo do mundo das aves. Este mundo, na realidade, simboliza o mundo humano das emoções que o aprisiona em uma gaiola que, por livre escolha, se autoimpõe. A história começa com o príncipe Tiamino sendo perseguido pela serpente do mal; depois de perder sua arma, desmaiou enquanto orava a Deus por sua vida. Tiamino é salvo por três mulheres, mas quando acorda ele só vê Papageno que se aproxima, e acredita então que ele é seu salvador.

As três mulheres retornam e percebem que Papageno mentiu ao ficar em silêncio, então decidem puni-lo trancando sua boca com um cadeado de ouro, enquanto encarregam Tiamino de resgatar uma jovem princesa.

Depois de lhe mostrarem o retrato da princesa, Tiamino se apaixona e sua genuína canção de bons sentimentos é ouvida; então ele é designado para ir em seu socorro. Enquanto isso, Papageno está triste por ter sido punido, mas é liberado em troca de ajudar Tiamino em seu resgate. Ele aceita relutantemente, pois se considera uma simples ave.

Para Tiamino é dada uma flauta mágica que modifica o humor de quem a ouve e faz com que todos fiquem bem e felizes, enquanto a Papageno lhe são dados sinos mágicos de prata para que o protejam com seu som durante o resgate no palácio de Sarastro.

Pamina fica assombrada com a presença da ave, assim como Papageno com o terrível Manostatos, mas este logo se apresenta a ela em uma das mais famosas árias da ópera . Ele conta que o príncipe Tiamino está apaixonado por ela e que está vindo em seu socorro. Ambos cantam um para o outro sobre o amor e os bons sentimentos da vida.

Enquanto isso, Tiamino se apresenta a Sarastro, que se revela não ser o personagem mau da ópera. Ele explica ao príncipe que sequestrou a jovem para protegê-la da malvada rainha da noite, sua mãe.

Tiamino toca sua flauta mágica e ouve-se, então, a mesma música que é sempre cantada por Papageno. Pamina e Papageno a ouvem e, utilizando os sinos mágicos, conseguem escapar.

Para libertar a princesa, tanto Tiamino quanto Papageno precisam passar por uma série de testes, aos quais só uma pessoa virtuosa pode sobreviver, mas Papageno se queixa de que é apenas um pássaro que deseja uma vida simples.

Tiamino mostra que é forte e capaz de vencer as tentações, as provas de amizade, as emoções e as provas do silêncio, mas Papageno desmaia, é inseguro e não as supera.

Enquanto Tiamino é recebido com glórias no mundo da felicidade, Papageno está afundado em dificuldades e deve ser eliminado, mas então é perdoado e libertado em seu mundo. Como não passou pelas provas foi deixado sozinho, sem sua amada Papagena, que conheceu durante as provas.

O emocionado Papageno é ajudado por algumas crianças quando está prestes a se suicidar. Elas o recordam de que ainda pode recorrer aos sinos de prata para chamar com seu canto a Papagena.

Fonte : https://www.epochtimes.com.br/conheca-flauta-magica-opera-encantada-mozart/#

 

Video Youtube :   

Ato II ( Papageno – Papagena ) da Ópera “A Flauta Mágica” de Mozart

https://www.youtube.com/watch?v=hAoe7QdZ3ao